Tribos
(Black Metals, Punks, Anti- Cristos, Presepas, Estrelinhas do Norte, Punkecas e New Generations)
“A cena Underground varginhense começou oficialmente no carnaval de 1993, quando uma aglomeração de poucos gatos pingados tentando fugir do samba, se abrigavam sob o crucifixo da Praça Getúlio Vargas.” (Dados retirados do Fanzine Metal Musika)
Com o surgimento da cena, surgiram as bandas e conseqüentemente surgiram as tribos. Começou com Metaleiros e Punks que depois foi se dividindo em novas tribos.
Sempre curti metal mas nunca fiz parte de nenhuma tribo, mesmo quando freqüentei o ensaio da banda Morbidoom em 2.002, onde os Black Metals se reuniam. Na época em que começei a entrar na cena em 1997, haviam os Punks, os Metaleiros Moderados e os Metaleiros Radicais chamados de Black Metals, deste último grupo sairia outra tribo, os Anti- Cristos.
Os Anti- Cristos ou a Guangue de Preto, como ficaram mais conhecidos pela população, surgiram em 1998, onde pregavam uma ideologia de ódio, violência e vandalismo, deixando as outras tribos e as pessoas que curtiam metal mal vistas pela população, guangues locais e principalmente pela polícia. Foi a pior época para os metaleiros que não podiam colocar a camiseta de sua banda preferida para sair nas ruas. Isso resultou em um manifesto na rádio, em que alertavam as pessoas e as autoridades para não confundirem
os metaleiros em geral com os Anti- Cristos, pois andar de preto não significava concordar com os atos absurdos que eles faziam. Mas eles não duraram muito, no mesmo ano após uma briga, o líder dos Anti- Cristos assassina um rapaz e é preso, isso deu fim a guangue e tudo voltou ao normal.
Após essa fase negra do metal, apareceram novas tribos entre elas os Presepas e os Estrelinhas do Norte, na verdade os dois grupos fazem parte da mesma tribo, a diferença é que os Estrelinhas do Norte são mais comportados e os Presepas são mais bagunceiros, isso se nota nos ônibus das excursões e nas garrafas de tubão a mais.
Depois foi a vez dos Punks ganharem uma nova tribo, apareceram as Punkecas, que são as menininhas que usam coturnos All- Stars e dizem gostar de Punk Rock, mas na verdade dizem que elas não gostam nada, só fazem pose.
Mas recentemente surgiram os New Generations ou melhor a nova geração do metal, são garotos e garotas que estão descobrindo o Underground agora, conhecendo as bandas, o tubão e todo o estilo de vida do metal.
(Tiago Alves Pereira 17-04-2.006)
Nenhum comentário:
Postar um comentário