Bom, vamos começar falando da
Gnotrifase ou Trifase Gnomica como chamei anteriormente, a primeira fase é de
2.000 á 2.004, a segunda de 2.005 a 2.009 e terceira de 2.010 á 2.011. Uma foto
ou melhor uma montagem que fiz relata exatamente isso, nela tem os 3 Gnomos, o
primeiro com o gorro roxo, estilo Gnomo bem fantasia, aquele que não existe
mesmo, apenas na imaginação, o segundo é o Gnomo com o gorro verde, esse
simboliza o mago e o defensor da floresta, esse é um ser místico que põe em
dúvida sua existência, bem daquele tipo eu nunca vi um gnomo, mais que eles
existem, existem (risos), e o terceiro Gnomo é o real mesmo com uma toca longa
se assemelhando aos andarilhos e artistas de rua, simplificando esse é o bardo
urbano ou no caso o Gnomo urbano que enfeita as ruas e subúrbios das grandes
cidades. São 3 Gnomos que representam 3 fases na verdade em cada fase a um
pouco desses 3 Gnomos.
Como foi o projeto Teatro dos Gnomos
em 2.011?
Foi sensacional, bem aquém do que eu
esperava ganhei 3 parceiros que foram fundamentais nesse final da trifase, que
foi o teclado que reproduz variados sons, o contra baixo que foi o instrumento
que toquei na minha antiga banda Sarcófago do Escaravelho, que foi uma completa
volta as raízes, é claro não como antes depois de tanto tempo sem prática, mais
está valendo (risos), e os programas Jamstudio e Chord Pulse, dois programas
essenciais para a formação da nova fase , é claro além de aproximar o projeto
do original contendo todos os instrumentos necessários em uma banda de verdade.
E por último o Blog ou Gnoblog que
consegui atualizar com todas as letras compostas na Trifase e é claro o
logotipo ou Gnologotipo que não poderia faltar, quase 12 anos de história tinha
que ter uma marca registrada, primeiro veio a minha ideia do logo, depois meu
amigo Digão aperfeiçoou espetacularmente, dando o verdadeiro sentido ao nome
que sempre relembrando significa Temas Opostos Que Todos Entendam.
O que foi feito de inovador?
Bom, além é claro de possuir uma
banda entre aspas virtual e aproximar o projeto do original, tive a
oportunidade de tentar fazer um som mais pesado, experimental, uma coisa como
sempre bem inusitada e improvisada . As anteriores eram só voz e violão, com
notas soltas, ou tocadas em escalas de fá, não podiam ir muito além disso,
depois pude criar mais, os vocais podiam mudar mais normalmente durante a
música sem desafinar, foi uma evolução muito boa, mesmo o programa não
possuindo acordes para guitarra solo deixando o som bem simples e seco.
Preservei a ideia original do projeto, em primeiro lugar a letra, mesmo a
instrumental ter melhorado, como disse anteriormente não queria que a
desafinação que foi marca registrada no começo do projeto se torna se maior que
a ideia e a letra, talvez essa instrumental mais simples sem solos, ainda
destaque mais as letras, mesmo no final a maioria das letras foram compostas em
inglês.
O que foi feito no projeto em 2.011,
que nunca havia sido feito anteriormente?
Em primeiro lugar como já citado
consegui aproximar o projeto do original recompondo ou melhor regnomizando
canções da primeira fase, da segunda e algumas do começo da terceira, deixando
elas bem perto do que seriam mesmo feitas na época, com todos os instrumentos
de uma banda. Depois tive uma nova Gnparceira, a Kelly Cristina ou como ela
prefere ser chamada a Malkaviana, ela me presenteou com alguns de seus poemas,
escolhi dois e os musiquei, os poemas bem nostálgicos e góticos, me fizeram ver
um lado até então desconhecido do projeto, que eram os vocais graves e
sinistros, em um depoimento no Orkut, ela cita algumas possíveis influências do
projeto ou no caso minhas nas linhas vocais graves, bandas de pós punk como
Sister Of Mercy, Legião Urbana e de Gótico mesmo e metal como a banda Moonspell
. Na verdade, é claro, esse lado nostálgico e gótico já havia no projeto desde
das primeiras composições, só que como era apenas voz e violão, o vocal grave
nem sempre podiam ser usados, depois ficou fácil, e agradeço a ela por isso, o
ritmo foi preservado é claro, mais notoriamente bem melhores com teclados e uma
instrumental bem sinistra e um vocal bem grave e melancólico.
Como o próprio projeto diz são Temas
Opostos, além é claro das músicas engraçadas e sátiras, com os novos recursos
pude fazer covers bem inusitados de cantores e grupos bem distante do rock e do
metal, claro fazendo de um jeito personalizado, e também paródias pegando
músicas de outros artistas e colocando letras engraçadas, além é claro de já
citado acima tentar fazer sons bem experimentais. Mais o mais legal e talvez
desafiador, foi fazer uma demo conceitual, a história escolhida foi A Guerra
das Rosas por terminado no dia 23 de Setembro de 1.485, 23 de setembro é o dia
que nasci, por isso o motivo da escolha. E com êxito consegui fazer, entrei na
história e fiz a demo intitulada de The War Of The Roses que foi concluída no
dia 15 de dezembro de 2.011 dando final a Gnotrifase.
O que mudará no projeto nessa nova
fase?
Bom, como sempre digo tudo é bem
incerto, como trata se de um projeto e não de uma banda e tirando as
gnoparcerias, sou o único integrante, tenho liberdade para fazer o que eu quero
e do jeito que eu quero sem ter que seguir normas, estilos ou rótulos como se
fosse uma banda.
A mudança se vir, com certeza virão
gradualmente como foi vindo através das composições de quase 12 anos e as
gravações de áudio e compartilhamento dele a quase 2 anos. Na primeira fase as
composições são bem desconexas, na segunda fase quando faço uma revisão no
computador e acho textos escritos, ele começa a se tornar bem pessoal, isso
continua e se torna bem claro no começo da terceira fase, onde deixo bem claro
minha opinião de ser totalmente contra o voto obrigatório, do estado de Minas
Gerais ser um país independente do Brasil, da cota maior para pessoas que
possuem problemas psíquicos mais leves e é claro toda a indignação com essa
política brasileira corrupta. Sonoramente, começando com voz e violão, depois
teclado e baixo com ajuda de programas para complementarem a instrumental e por
fim o vocal que começou totalmente limpo, depois apareceram os vocais extremos
gutural e rasgado e também o vocal gótico bem grave. Toda essa pluralidade de
sons, influências, letras pensamentos e poesias resultaram nessas 3 fases,
porém no final da terceira fase uma coisa ficou bem diferente, talvez o maior
diferencial no projeto até o momento, o som ficou bem mais pesado e rápido, as
letras em inglês possibilitam isso e os vocais extremos estão mais em destaque
que os limpos, isso pode ser um grande diferencial nessa nova fase, ainda na
minha opinião claro sem rótulo, mais bem mais perto do rock e do metal que
anteriormente.
Tiago Alves Pereira (04 á 06-01-12)
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