Gnomismo- A Filosofia Gnomica
O Gnomismo simplesmente significa compartilhar ideais baseados na filosofia e no significado do nome do Projeto Teatro dos Gnomos criado por mim no dia primeiro de abril de 2.000 , que significa, Teatro- Temas Opostos, e Gnomos- criatura folclórica que todos pelo menos tenham uma idéia, resumindo Temas Opostos Que todos Entendam.
A Música Gnomica palavra criada por mim em junho de 2.010 para definir a música ou melhor a poesia, ideais e pensamentos ou a mistura delas, quer dizer que na verdade a parte instrumental ou instrumento símbolo, seja o violão, banjo ou qualquer outro instrumento que sirva apenas como fundo para o principal que é a letra e a mensagem, isso é claro lembrando os antigos Bardos e Trovadores que para recitar suas poesias e cantar suas histórias precisavam apenas de um violão, banjo ou instrumentos como flauta e bandolim para viajar na suas mensagens.
Um bardo, na história antiga da Europa, era uma pessoa encarregada de transmitir as histórias, as lendas e poemas de forma oral, cantando a história de seus povos em poemas recitados. Era simultaneamente músico e poeta e, mais tarde, seria designado de trovador. É a principal raiz da música tradicional irlandesa.A Música Gnomica não tem parâmetros musicais e poéticos apenas fazer um ritmo e falar o que pensa, desde de poesias fantasiosas e psicodélicas á realistas e concretas, o que seriam claro opostas, então o Gnomismo é uma filosofia de idéias livres totalmente sem limites, porque não há limites para criatividade, uma frase definiria bem isso, Música Gnomica é total desafinação, mais o que importa é que é verdadeiramente feita de coração.
O símbolo do Gnomismo é o trevo de quatro folhas, ou como eu gosto de definir a estrela verde da sorte Gnomica e é claro a cor que simboliza o Gnomismo é o Verde.
Verde: O verde é ligado ao elemento madeira e à primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. A cor verde pode ser utilizada com bastante liberdade em todos os ambientes da casa, independente de sua função. Neste caso, deve-se apenas tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto e cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.
É relacionada ao elemento metal e nos remete a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco que espera ser pintada.
É relacionada ao elemento metal e nos remete a pureza, limpeza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco que espera ser pintada.
O Gnomo ou Gnomos do Gnomismo não são exatamente esses aqui:
Os gnomos são espíritos de pequena estatura amplamente conhecidos e descritos entre os seres elementais da terra. A origem das lendas dos gnomos terá muito provavelmente sido no oriente e influenciado de forma decisiva a cultura antiga da Escandinávia.Com a evolução dos contos, o gnomo tornou-se na imaginação popular um anão, senão um ser muito pequeno com poucos centímetros de altura. É comum serem representados como seres mágicos não só protetores da natureza e dos seus segredos como dos jardins, aparecendo como ornamento. Usam barretes vermelhos e barbas brancas, trajando por vezes túnicas azuis ou de cores suaves. Na mitologia nórdica, os gnomos confundem-se com a tradição dos anões, pelo que não é invulgar associa-los a seres que habitam as cavernas ou grutas escuras e não suportam a luz do sol. No conceito geral, têm a capacidade de penetrar em todos os poros de terra e até de se introduzirem nas raízes das montanhas, explorando os mais ricos minérios ocultos e trabalhando-os com intenso e delicado labor. Como são difíceis de ver, simbolizam o ser invisível que através do inconsciente ou da imaginação e visão onírica tornam visíveis os objectos e materiais desejados pela cobiça humana. São os guardiões de tesouros íntimos da humanidade. Por vezes um gnomo capturado pode conceder desejos a um humano que o capture, mas a maioria das vezes o desejo realizado pode acabar por se tornar uma maldição. Tal atitude deve-se ao fato que um gnomo castiga com ardis o ser que odeia e, por isso, na imaginação popular da cultura europeia mediterrânea o gnomo é feio.
Ele não é exatamente o ser tradicional folclórico escandinavo, ou como o retratam em outras culturas como um ser mágico, o Gnomo no Gnomismo é a sua vontade e liberdade de se transfigurar, de pensar como alguém hoje e amanhã pensar a mesma coisa mais questionando o contrário, resumindo o Gnomo no Gnomismo é sua outra face ou outras faces que te façam questionar e viajar por temas opostos com livres abordagens sobre eles.
Hoje é dia 02-12-2.010, e eu (Tiago Alves Pereira) me declaro criador do Gnomismo e da Filosofia Gnomica é claro me utilizando de idéias já pré construídas, como o ser Gnomo, o Bardo e Trovador, O Trevo de quatro Flores e seus mestícismo e o significado da cor verde. Tirando isso tudo é de minha autoria e declaro todo dia primeiro de abril o dia do Gnomismo.
Tiago Alves Pereira (02-12-10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário