Comentário Sobre O
Projeto em 2.013
Diferentemente dos comentários
anteriores darei só uma rápida passada pela ideologia do projeto nos seus mais
de 13 anos e logo já irei direto ao comentário do projeto no atual momento.
O Projeto Teatro Dos Gnomos foi criado
por mim Tiago (Ursão) Alves Pereira no Dia 01-04-2.000, para criação de poemas,
poesias, ideias, ideais, filosofias e músicas que abordassem todos os tipos de
temáticas por isso o nome do Projeto que significa Temas Opostos Que Todos
Entendam. A partir do ano de 2.002 o Projeto começou a ganhar letras mais
rimadas para futuramente serem musicadas, para serem preservados os ritmos das
canções, fitas cassetes foram gravadas apenas em voz. Em 2.005 o projeto quase
foi concretizado em sua forma original que seria no estilo Hard Rock Heavy
Metal em português, tudo seria feito com instrumentistas reais e depois passado
para o programa mixer e nele juntado, eu a princípio ficaria apenas como letrista
e backing vocals nos refrãos, nessa tentativa em 2.005, caso não se encontrasse
um vocalista para cantar, eu mesmo seria o vocalista, era apenas para registrar
e desde sua concepção em 2.000, o projeto nunca teve a ideia de ser uma banda e
de obter nenhum fim lucrativo sobre as letras, apenas para compartilhar ideias.
Ficou de molho por 4 anos e algumas
parcerias foram tentadas principalmente em 2.009, daí a ideia já estava mais
simplificada poderia ser apenas voz e violão, foi então que em março de 2.010,
resolvo pegar as fitas cassetes gravadas em voz de 2.002 á 2.005 de todas as
canções do projeto original compostas de 2.000 á 2.005, pego um violão bem
desafinado e começo a gravar em áudio e vídeo e postar no Youtube, começa aí a
saga do Ursão e dos Gnomos pela Internet e suas redes sociais.
Nesse tempo (Desde 2.010 até o atual
momento (2.013), tive 3 orkuts pessoais dividido com o projeto deletados sem
nenhuma explicação e atualmente tenho um facebook totalmente do projeto Teatro
Dos Gnomos. Os 3 Orkuts e o Facebook nunca tiveram mais que 500 amigos e na sua
maioria eram refeitos com os atuais amigos, ou seja a base sempre foi a mesma e
é o que também está no atual Facebook.
No começo no Youtube em 2.010, tudo
estava tranquilo mesmo com as deletações estranhas dos Orkuts, eu apenas
postava os vídeos lá uma vez, na verdade nem havia divulgação era apenas uma
simples postagem para quem curtisse a ideia desse uma olhada e assistia ao
vídeo, como é feito até hoje, nunca houve uma grande divulgação ou promoção do
Canal do projeto no Youtube, pelo contrário, nunca fiz e nem faço questão de
muitas visualizações, porque visualizações não significam qualidade e sim
quantidade, claro que toda regra tem sua exceção, mas como o projeto Teatro Dos
Gnomos, sempre foi um projeto muito simples e amador em todos os sentidos, a
última coisa no que pensaria seria em vídeos com grande quantidade de
visualizações, o que seria diferente de bandas grandes e profissionais com
clipes produzidos.
Sonoramente o projeto foi melhorando
aos poucos dos violões e vozes desafinados, foram se incorporando novos
instrumentos reais como baixo e teclado tocados por mim mesmo e depois ganhou
acompanhamentos de guitarras e baterias virtuais, logo tendo seus instrumentais
totalmente feitos por mim, além de instrumentais, beats e samples já montados e
pré- montados, todos creditados aos seus autores, o som e a temática foram
mudando, o som foi ficando mais pesado e as temáticas mais realistas e
naturalmente os vocais foram ficando mais agressivos, mesmo ainda sempre tendo
umas variações em muitas canções entre os vocais limpos e extremos, além é
claro de ter músicas com vocais graves no estilo gótico, o que mostra que o
projeto nunca teve rótulos, o que o afastaria mais ainda de ser comercial e de
ter muitas visualizações no Youtube.
Bom, vou falar do projeto em si nesse
ano para chegar ao ponto citado á cima, o ano de 2.012, talvez tenha sido o ano
em que mais o projeto criou em termos de músicas próprias, novas versões de
músicas do Projeto de 2.000 á 2.010, covers e sátiras aos lixos musicais brasileiros
e internacionais, no final de 2.012 infelizmente aconteceu o pior acontecimento
da minha vida nesses até o momento 29 anos que foi o falecimento do meu pai
Antônio Carlos Alves Pereira, ele sempre foi um grande incentivador do projeto
é o autor da maioria das loucas fotografias do projeto. Então, isso me abalou
muito na verdade me abala até hoje nem se passaram 8 meses de sua morte, mas
foi aí que a realidade caiu sem piedade na minha cabeça. As letras já estavam
realistas, mas não explícitas, as instrumentais estavam mais pesadas, mas não
tão agressivas e as temáticas e as fotos estavam cada vez mais impactantes, mas
ainda não tão chocantes!!!
O primeiro passo foi a volta ao
Thrash Metal literalmente em 1.998, quando tinha a minha banda Sarcófago do
Escaravelho, o título da demo Sarcófago do Teatro dos Gnomos do Escaravelho,
deixa bem explícito isso, e as letras e críticas sociais sem piedade deixam bem
claro essa nova postura assumida pelo projeto, mas ainda não estavam extremas e
chocantes o suficiente, queria cuspir tudo na cara dessa sociedade doente que
quer se disfarçar de normal, é aí que a temática entra em um assunto chocante e
polêmico que a sociedade sabe que existe mas não quer que fale sobre o assunto,
as parafilias que são as perversões sexuais das mais conhecidas, as mais
desconhecidas, bizarras e horrendas que possam existir. No final 2.012, o
projeto tocou nesse assunto só que bem por cima, dessa vez a temática foi
cravada sem dó, o som que era Thrash Metal ganha uma rapidez maior e vocais bem
mais guturais chegando em algumas canções a lembrar bandas que praticam Brutal
Death Metal e Grindcore, devido a temática especificamente falando um estilo
conhecido como Porn Grindcore, além é claro, de tocar em um assunto também
muito polêmico, o Show de Aberrações que foram proibidos em 1.978 e todas as
aberrações que foram mostradas e exploradas por esse tipo de negócio.
Isso refletiu nas visualizações do
Projeto que de 2.010 á 2.012 somava apenas 20.000 visualizações e
assustadoramente até no dia 13 de maio de 2.013, chegou a mais de 100.000
visualizações em todo mundo, praticamente 80.000 visualizações em menos de 5
meses. A música mais visualizada do projeto foi Gropers On The Bus (Japanese
Gropers) de agosto de 2.012, ela chegou a mais de 35.000 visualizações. Mas
isso não seria bom? Talvez, mais isso despertou a atenção da censura americana
que pega pesado, já que os Estados Unidos lideravam o quadro de visualizações,
e em menos de duas semanas levo duas advertências de vídeos colocados a mais de
meses e meu canal é deletado no dia 13 de maio de 2.013.
Foi então que no dia 15 de maio de
2.013, resolvo refazer o canal colocando novos vídeos e recolocando os vídeos
antigos aos poucos, coloquei uma tag, ou seja, uma palavra chave definitiva
como canal musical e o nome Teatro Dos Gnomos, para dificultar e deixar mais
restrito, na verdade queria deixar o canal praticamente invisível, mas não
consegui mais, os americanos rastrearam meu canal novamente e as visualizações
começaram a crescer rapidamente principalmente nos vídeos com temáticas mais
polêmicas e bizarras. O canal em menos de 3 meses de criação chegou a 22.000
visualizações e o mesmo aconteceu em duas semanas, dois vídeos foram
denunciados como violação dos termos do youtube e o canal foi bloqueado por 14
dias, exatamente ontem dia 14 de agosto de 2.013, um dia antes do canal
completar 3 meses. Na vez anterior, o primeiro canal ficou apenas dois dias
bloqueado e depois foi excluído por uma nova violação e nenhum vídeo foi
apresentado como sendo a terceira violação e o mais estranho é que queriam que
eu apresentasse uma defesa por email sobre o conteúdo de um vídeo que eu nem
sabia qual, o que seria impossível, provavelmente isso se repetirá com o atual
canal infelizmente. Os dois canais em 3 anos e 3 meses de existência e uma
quantidade que ultrapassa mil vídeos teve mais de 122.000 visualizações, quase
a população da minha cidade de Varginha no Estado de Minas Gerais, nenhuma divulgação
ou promoção desses canais foi feita, tive 3 orkuts deletados e um facebook que
nunca ultrapassaram 500 pessoas sendo que praticamente a maioria eram as mesmas
pessoas, um canal restrito as essas redes sociais e no entanto a um grupo que
pertence exclusivamente a minha cidade, estado e país. Aí fica a minha pergunta:
Como os dois canais chegaram a esse tanto de visualizações, tendo como
principais países visualizadores: Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão,
Turquia e algumas vezes o Reino Unido e o Brasil sempre em quarto e quinto
lugar? Os Gnomos sinceramente não tem esse poder todo não (risos) e nem queriam
porque isso só trouxe prejuízos para o canal do Projeto.
Bom, vou dar minha opinião, o Youtube
não é um site bom para músicas extremas que abordam temáticas polêmicas e
explicitas, seja em forma de vídeo ou de uma imagem estática, é um site
manipulado, onde o verdadeiro sentido não pode, mas o duplo sentido pode, tipo
usando um lixo musical brasileiro como exemplo, Tchú Tchá pode, cú e boceta que
é a mesma coisa não pode, danças sensuais que incentivam ao sexo pode, mas falar
e colocar uma imagem que dá a entender uma intenção sexual não pode. Uma
censura totalmente hipócrita e distorcida, onde relatos de desvios sexuais com
imagens ilustrativas são músicas destrutivas que fazem apologia a essas
condutas, enquanto músicas que falam de festas, letras de duplo sentido e
danças insinuativas são inofensivas.
Isso com certeza é bem desanimador
para um projeto como o Teatro Dos Gnomos, onde acima de tudo está a verdade e a
transparência, como nas letras mais poéticas e fantasiosas como nas mais
realistas e explícitas, o projeto quer mostrar os dois lados da moeda, a
fantasia e a realidade, o bem e o mal e o lado carnal e espiritual, você faz a
suas escolhas, eu e nem os gnomos temos poder de escolher por ninguém, todos
temos o livre arbítrio, quero deixar isso bem claro.
Mas a morte devastadora e
surpreendente do meu pai me fez enxergar uma coisa, estamos aqui de passagem,
hoje estamos aqui e amanhã não estaremos mais, o Projeto Teatro Dos Gnomos é um
projeto de 13 anos de existência é como se fosse um filho pra mim, além de um
amigo que posso conversar sobre qualquer coisa e assunto, por isso costumo
dizer que ele é um diário musicalmente desafinado, e talvez seja mesmo o único
registro de minha passagem por esse mundo, então farei o possível dentro dos
meus limites e do projeto, claro, não posso descaracterizar ele, mas tentarei
manter todos os vídeos e um canal para quem realmente curta o projeto possa
rir, se emocionar, se surpreender, se assustar e principalmente sempre
acreditar que você pode tentar ir além do que você mesmo e todos imaginam.
O futuro do projeto eu não posso
negar no momento está indefinido, mas têm algumas prioridades no momento, além
de esperar os 14 dias para ver se posso continuar postando vídeos no canal,
alguns vídeos de temáticas polêmicas serão censurados, serão colocadas imagens
que tentarão ilustrar o tema de uma forma menos literal tentando evitar ao
máximo esses acontecimentos dos últimos meses. Esse tempo servirá também para a
atualização do Blog Diário Gnomico e também para uma contabilidade das músicas
e letras de minha autoria que já está sendo feita e logo espero estar sendo
concluída. O projeto tem uma meta de chegar a duas mil composições próprias
devido ao projeto ter sido fundado no ano 2.000 e terem vídeos nesse mesmo
número mais um número de vídeos correspondente ao ano que fosse realizado esse
feito, por exemplo, estamos em 2.013 se fosse concretizado isso teria 2.013
vídeos, essa a princípio é a meta do projeto para um futuro fim, mas como tudo
no projeto é feito de improviso tudo pode mudar.
Como o bom humor sempre foi uma marca
registrada do projeto, eu não poderia deixar de terminar essa resenha num tom
sarcástico (risos). O projeto pode ter um fim antes do previsto, como eu disse
em uma resenha passada, tipo um vídeo do projeto, ser alvo da mídia e passar na
televisão sendo destaque tanto na mídia brasileira como internacional, isso
claro, é quase impossível para um projeto tão anticomercial como o Teatro Dos
Gnomos (risos). Isso incluiria um reconhecimento digital e virtual, como a
criação de um grupo e páginas em homenagem ao projeto no facebook, criação de
algum fã clube ou no caso do projeto Clã Clube ou Gno Clube (risos),
entrevistas para fanzines e revistas virtuais e por último uma página na
Wikipedia, estilo uma Locografia mais ou menos autorizada do velho Ursão e os
Gnomos (risos). E Por último reconhecimentos e assédios pessoais, como pedidos
de autógrafos e algumas garotas fãs do projeto estilo Gnometes pelo menos duas
tentando me agarrar e me beijar já está bom (risos) e tem que ser bonitas, se
for feias não vai valer (risos).
Antes de alguém que por acaso ler
isso se perguntar por que eu fiz essa brincadeira acima se nada é impossível,
eu irei explicar. Tudo bem nada é impossível mesmo e mesmo brincando isso pode
acontecer, mas vamos aos pontos que tornam essas hipóteses quase impossíveis
(risos): um projeto anticomercial e que aborda temáticas que não são populares
não agrada nenhum tipo de mídia principalmente a brasileira. O reconhecimento
digital, virtual e pessoal dificilmente irá acontecer porque Teatro Dos Gnomos
não é uma banda, não tem componentes, então não se apresenta ao vivo e
consequentemente não tem uma imagem de marketing, não tendo shows e marketing
não tem dinheiro, não tendo dinheiro não há interesses.
Algumas pessoas que conhecem Burzum
que tem apenas Varg como componente vai se perguntar e como ele conseguiu isso?
Varg é um músico conceituado, foi influente na cena Black metal da Escandinávia
no final dos anos 80, foi baixista da banda Mayhem, uma das mais conceituadas
bandas do Black Metal Norueguês e mundial e depois matou o seu amigo e
guitarrista da banda Mayhem Euronymous, mesmo que sem querer isso fez o
marketing dele e do Burzum, além do seu talento indiscutível como músico. Eu
não sou músico, não sou compositor e nem poeta, apenas sou um pensador louco
que criou um diário musicalmente desafinado, sem nenhum fim lucrativo, apenas
para compartilhar ideias e tentar fazer pessoas que tem essa mesma vontade a
fazerem o mesmo... E volta ao começo da resenha (risos), porque Teatro Dos
Gnomos é simplesmente isso.
Tiago Alves Pereira (15-08-13)
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